HISTÓRIA
Olá, bem vindo ao Chiado, o coração de Lisboa. Neste preciso momento os seus pés estão sobre calçada portuguesa que é originária de Portugal e que surgiu por volta de 1500 pela mão do Rei D. Manuel I. Foram as cartas régias de 20 de Agosto de 1498 e de 8 de Maio de 1500, assinadas pelo rei D. Manuel I, que marcam o início do calcetamento das ruas de Lisboa, mais notavelmente o da Rua Nova dos Mercadores.
Esta arte resulta do calcetamento com pedras de formato irregular, de calcário e basalto, que são usadas para formar padrões decorativos pelo contraste criado entre as pedras pretas e brancas e o conceito de pavimentação está aliado a uma certa mentalidade romântica, onde se afirma o valor do nacionalismo, que se vai expressar na busca do passado de signos, fatos e mitos considerados marcos fundamentais da história de Portugal e da construção da identidade nacional.
São utilizados por isso na calçada portuguesa padrões e elementos decorativos tipicamente portugueses, relacionados com atividades socio económicas, peixes, frutos, cereais, animais, artesanato e sobretudo o período dos Descobrimentos marítimos onde pontificam caravelas, sereias, cordas, conchas, ondas do mar, estrelas e esferas armilares. A calçada portuguesa rapidamente se espalhou por todo o país e colónias tendo-se apurado o sentido artístico, que foi aliado a um conceito de funcionalidade, originando autênticas obras-primas nas zonas pedonais. Daqui, bastou somente mais um passo, para que esta arte ultrapassasse fronteiras, sendo solicitados mestres calceteiros portugueses para executar e ensinar estes trabalhos no estrangeiro.
E hoje em pleno secúlo XXI esta arte secular funde-se com a mais moderna tecnologia para o inspirar numa experiencia…